E ao próximo como a ti mesmo
O problema é transportarmos esta forma de pensar para tudo o que fazemos: tratar como contrato todos os acordos que fazemos. Acho que nós - e me incluo - vamos ficando cada vez mais familiarizados com os esquemas contratuais. Somos amigos, vizinhos e parentes, por contrato. Somos generosos, simpáticos, educados, por contrato. Nós, seres humanos, vamos normalizando e talvez chamando de evolução a ideia de só fazer, dar, falar e estar com e pelo outro em troca de alguma coisa. "Não preciso ser simpático com quem não tem nada para me dar". "Não posso dar alguns minutos do meu tempo a alguém que não tem nada para me dar". Transformamos os nossos relacionamentos em pequenas trocas e isto é desgastante. Um dia seremos nós quem não terá nada para dar e nos sentiremos menos por isso.
Mas Deus não nos fez para vivermos neste sistema de barganhas. Em Mateus 22:37-39 está escrito: "Respondeu Jesus: " 'Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento’. Este é o primeiro e maior mandamento. E o segundo é semelhante a ele: ‘Ame o seu próximo como a si mesmo'". Como queremos o nosso bem devemos querer o do outro. Não é sobre o que ele tem para nos dar, mas sobre como podemos ajudá-lo.
Aprendo com os irmãos das igrejas da província da Macedônia (que mesmo tendo pouco, ajudaram os necessitados - 2 Coríntios 8:1-5) que podemos fazer algo pelos outros com aquilo que temos: seja doando bens, dinheiro ou comida, cedendo o nosso tempo a alguém que precise de conversar , ligando para alguém apenas para saber como está ou simplesmente ajudando alguém naquilo que precisa... Tudo isto ou outra coisa qualquer. Eu vou aprendendo que neste mundo que infelizmente só nos aponta para as metas, corridas e pódios, o que verdadeiramente interessa mesmo é obedecer ao Senhor em tudo. E isto inclui servir aos nossos semelhantes.
De uma redimida.
Caliana :)
Servir ao próximo é servir ao Senhor!
ResponderEliminarUm exercício muito comum que faço, é sempre o de tentar perceber as minhas motivações ao me relacionar com as pessoas, frequentemente encontro muito egoísmo em meu coração e aproveito a oportunidade para orar ao Senhor e pedir ajuda.
ResponderEliminar